Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083

Comparte esta pagina

Título : A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais : uma proposta de modelo ludonarrativo de análise
Autor : BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes
Palabras clave : Planejamento e Contextualização de Artefatos; Mecânica; Emergência; Narrativa; Narratividade
Fecha de publicación : 22-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRANDÃO, Luis Rodrigo Gomes. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Devido às limitações tecnológicas, os jogos digitais iniciaram na indústria com poucos recursos para contar histórias, manifestando progressivamente tipos distintos de narrativa até convergir com o cinema e empreender um desprendimento da sétima arte para consolidar a sua própria linguagem. Como manifestação humana anterior a própria cultura, o jogo possui autossuficiência linguística e narrativa devido principalmente a mecânica, que é um dos seus principais componentes. Este trabalho levanta a hipótese do potencial dos jogos de proverem experiências estéticas por meio da mecânica, considerando suas especificidades narrativas e sua capacidade de significação de eventos emergentes em detrimento de histórias roteirizadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41083
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Luis Rodrigo Gomes Brandão.pdf3,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons